Funcionamento do Motor Turbo

Preparação - Turbo

Consiste basicamente em instalar no motor um coletor de escapamento com um turbocompressor.
O turbocompressor utiliza como fonte de energia os gases de escapamento, que move um rotor de turbina ligado a outro rotor através de um eixo, chamado de rotor do compressor. O rotor do compressor "aspira" o ar atmosférico e pressuriza o ar para o motor, resultando em uma maior quantidade de ar na câmara de combustão, resultando em maior potência.

 

Os equipamentos que compõe o kit turbo são:

Coletor de escapamento
Direciona os gases da combustão para dentro do caracol da turbina,
que gira em altas rotações  o ROTOR DA TURBINA.

 

Turbocompressor
Coração do sistema, responsável pela pressurização do motor. Seu dimensionamento é fundamental para a nova performance do veículo. Equipamento de construção simples, mas de uma alta tecnologia aplicada.

 

ENTENDA O QUE É INTERCOOLER

GRÁFICO DE DESEMPENHO

 

Intercooler
O intercooler está cada vez mais  reconhecido como um dos componentes principais para melhorar a performance nos motores turbo. O intercooler, é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e o coletor de admissão. Proporciona uma melhor performance, e ao mesmo  tempo  reduz o consumo de combustível.  As emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor  aumenta a confiabilidade do motor em ultrapassagens.  A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mall dimensionado também pode causar problemas,  não é o simples fato de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar performance do motor.


As vantagens do intercooler são:

1- o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e dessa  forma conseguindo entregar uma maior massa de ar ao motor, desta forma aumentando a potência do motor;

2- redução das temperaturas e carga térmica do motor, por conseguinte até se pode aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados. Os intercoolers são um componente importante em todos os motores turbocomprimidos.
Eficiência de um Intercooler mede-se pela razão entre a temperatura removida pelo intercooler e o aumento de temperatura causada pelo turbo. Mede-se em percentagem.

Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior  confiabilidade e menor manutenção, assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.
Se o motor já tem um intercooler, a sua função pode ser melhorada trocando-o por um intercooler de maior eficiência, com melhores materiais e superfície de arrefecimento. Da mesma forma conseguindo que mais ar passe no exterior do intercooler vai fazer arrefecer melhor o ar que passa no seu interior. Outros sistemas podem ainda ser usados para melhorar a eficiência do intercooler tal como usar uma ventoinha para manter o fluxo de ar quando o veículo está parado ou utilizando  jactos de água para com a evaporação ajudar a arrefecer o ar
.

 

 

Manômetro
Mostra a pressão do ar pressurizado entre o turbo e o motor

 

Em uma preparação de um turbo em um veículo, a relação custo/benefício é a mais favorável,
além do benefício com a segurança em ultrapassagens mais rápidas.

 

Todos Direitos Reservados para Turbo Center® - 2011

Entre em Contato